Depois de um ano de queda, o mercado imobiliário volta a retomar seu ritmo. Dados recentes indicam que o setor começa a se recuperar, pelo menos, no litoral de Santa Catarina.
Ampla pesquisa de imóveis mostra que os preços caíram em 2017, mas dados recentes indicam que o setor pode, enfim, começar a se recuperar. De acordo com a uma publicação d Revista Exame, Bombinhas aparece em primeiro lugar no Brasil, com um crescimento de 14,3% no preço médio por metro quadrado nos últimos 12 meses.
O estudo foi feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que fez um levantamento de preços de imóveis residenciais, usados e novos, em cidades de diversas regiões brasileiras, através do maior portal de classificados do país, o Zap Viva Real e da empresa de pesquisa imobiliária Geoimóveis.
O preço médio por m2 em Bombinhas é de R$ 6.493,00 nos imóveis usados, e de R$ 5.792,00 nos imóveis novos segundo a pesquisa, deixando para trás, Itapema com 12,4%, Balneário Camboriú com crescimento de 7,6% e a capital Florianópolis, com um crescimento de apenas 4,3%.
Cidades que tiveram os maiores aumentos de preço*
Bombinhas (SC) 14,3%
Criciúma (SC) 12,7%
Itapema (SC) 12,4%
Capão da Canoa (RS) 11,3%
Balneário Camboriú (SC) 7,6%
Cidades que tiveram as maiores quedas de preço*
Esmeraldas (MG) -9,5%
Ibirité (MG) -7,2%
Rio das Ostras (RJ) -6,8%
Nova Lima (MG) -6,5%
Valparaiso de Goiás (GO) -6,2%
*Variação de preço nos últimos 12 meses